Arch Of Titus 5

Ciência investiga policromia no forum romano

Construído logo após a morte do imperador Tito Flávio Vespasiano em 81 dC, o Arco de Tito comemora o triunfo romano atribuído ao Imperador Vespasiano e Tito, seu filho e herdeiro, pela sua vitória na Guerra Judaica (66-74 dC). Este bem preservado monumento, ícone localizado na Via Sacra, na rota seguida por triunfadores romanos, contém importantes baixos relevos do cortejo triunfal através de Roma.

Após análises de espectrometria atómica, a recente descoberta de que uma versão do menorah de um baixo relevo no Arco do primeiro século de Tito, no Fórum Romano fora originalmente pintado de um amarelo vivo, não deve vir como uma surpresa. Mas dado que a imagem desvaneceu com a cor da pedra original há muito tempo – como tantas outras coisas em torno do Fórum – o conhecimento preciso da sua original pigmentação, já bastante brilhante, surge como uma revelação emocionante para os historiadores e arqueólogos.

Isto levanta a questão já abordada na arquitectura gótica, de que muitos monumentos encontravam-se com decoração sobre a pedra. Para a sociedade actual, habituada a admirar os monumentos apenas com a patina natural da cor da pedra, esta questão levanta novos dilemas éticos para os conservadores e agentes ligados ao património.

Mais informações aqui →

e aqui →

 

Este projecto faz parte de uma iniciativa de reconstrução 3D da Roma antiga, chamada “Rome Reborn”, sendo o Arco de Tito o primeiro a ser tratado.

 

N. do A. – Tradução livre.

 

Deixar comentrio

This website is Protected by wp prevent copy