DONACIJAazulejos

Azulejaria tradicional portuguesa na Croácia

Azulejaria portuguesa na Croácia com o selo da Conservação ao Quadrado.

Foi no passado mês de Novembro que no Museu de Arte Popular de Zagreb (Muzej za Umjetnost i Obrt), foram oficialmente abertas as caixas com sete painéis de azulejos intervencionados pela Conservação ao Quadrado.

Na cerimónia da entrega oficial dos painéis pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus ao Museu, contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros Croata e diversas figuras ligadas à cultura da Croácia.

A intervenção decorreu sob total sigilo durante os meses de Julho a Setembro de 2015, sob a alçada da Embaixada da Croácia em Portugal. A intervenção, sancionada pelo Estado Português e o Museu Nacional do Azulejo, passou pelo levantamento de quinze painéis (datados do século XVIII) de cariz figurativo e padronagem que se encontravam num palacete que servia a Embaixada da Croácia. Oito painéis foram intervencionados numa óptica museológica e encontram-se agora expostos nas novas instalações da Embaixada da Croácia, os restantes painéis foram acondicionados para o transporte e preparados para a sua futura casa, o Museu de Arte Popular de Zagreb.

A Conservação ao Quadrado aproveita para agradecer a Embaixada da Croácia e o seu staff bem como o Exmo. embaixador Ivica Maricic todo o seu apoio durante a intervenção.

 

Deixar comentrio

This website is Protected by wp prevent copy