IMG 0142

Palácio Santa Helena – Revestimentos cerâmicos do séc. XVIII

A conservação ao Quadrado deu por terminado no mês de Julho mais uma intervenção num palacete no centro histórico de Lisboa. Conhecido como o Palácio Santa Helena. →, tem tido bastante exposição mediática, tendo sido divulgado recentemente que o actor Michael Fassbender → terá adquirido um apartamento no palácio.

Este edifício usado até recentemente como Escola Superior de Educação Almeida Garrett,  ainda está a iniciar processo de reabilitação profunda em que será transformado em habitação de luxo. A Conservação ao Quadrado foi chamada para intervencionar, catalogar e salvaguardar o espólio azulejar que se encontra no edifício para que seja re-aproveitado durante a sua reabilitação. Tanto os revestimentos cerâmicos, tal como outros elementos artísticos como tectos em estuque, pinturas murais decorativas e a capela em talha dourada serão integralmente recuperados e mantidos no novo edifício.

 A intervenção realizada durante dois meses, incidiu nos revestimentos cerâmicos compostos por silhares de azulejaria pombalina e figurativa datados do séc. XVII e da segunda metade do século XVIII. Totalizando 160 m2 ( cerca de 7900 azulejos) a metodologia consistiu:

  1. Identificação dos painéis;
  2. Levantamento integral dos azulejos;
  3. Tratamentos de limpeza, fixação e colagem;
  4. Ordenação inventariação e catalogação dos diversos painéis e tipologias;

Galeria

 

 

Deixar comentrio

This website is Protected by wp prevent copy