Grand Hotel Utveggio

Nova tecnologia na conservação de pedra

Saiu um artigo no jornal Conservation Science in Cultural Heritage → sobre um novo método de reconstrução volumétrica, usado no Castelo Grand Hotel Utveggio, em Palermo.

 abstracto

No campo particular da protecção, conservação e valorização do Património Cultural, há muitos avanços científicos e tecnológicos implementados por meio de projectos financiados entre instituições de pesquisa, universidades e empresas especializadas nesta área. Num nível operacional, para fazer esta renovação eficaz, é necessário promover a formação de equipas interdisciplinares de diferentes competências profissionais, para proceder a ensaios e definição de metodologias e protocolos.

Este estudo investiga estes temas, com foco no edifício histórico “Castello Grand Hotel Utveggio”, que, em virtude da sua localização e uso pretendido, é excepcional pela seus aspectos técnicos e de construção. Apresenta características distintivas da identidade de lugar profundamente ligados com a cidade de Palermo. O projecto de investigação e conservação necessárias para a aquisição e obtenção de dados experimentais, é dirigido a encontrar métodos de intervenção para recuperação filológica, respeitando os materiais existentes, preservando as dimensões das peças estruturais e identificar a compatibilidade físico-mecânica entre os materiais históricos e os de nova geração.

Mais informações aqui. →

 N. do A. – Tradução livre.

Deixar comentrio

This website is Protected by wp prevent copy